Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

Os sinais da crise: A peste negra e a grande fome

                   A origem da epidemia 


Durante a Idade Média,houve várias enfermidades,como a tuberculose e a disenteria,que provocam muitas mortes.Mas nenhuma teve tanto impacto como a Peste negra. A doença é causada por uma bactéria que é transmitida ao ser humano por meio de pulgas contaminadas que se alojam nos ratos.
Inicialmente se acreditava que a peste negra teria se originado na China,no início do século XIV.Acompanhado as rotas terrestres utilizadas para o comércio,como a famosa Rota da seda,a peste teria se disseminado da Ásia Central até o Império Bizantino,atingindo a capital Constantinopla.Hoje se defende que a epidemia teria surgido na Ásia Central e entrado na Europa através das rotas de caravanas.




             A propagação da peste negra 


Do porto de Constantinopla,os navios que transportavam mercadorias para a Europa levaram também muitos ratos,cujas pulgas estavam contaminadas pela doença. Foi essa uma das vias pelas quais a peste negra alcançou os portos europeus,entre 1348 e 1352.
Devido às más condições de higiene na época,os ratos infestavam as casas, onde as pulgas picavam seres humanos e animais.
Na mentalidade religiosa da época,as doenças eram vistas como castigo divinos.Por exemplo,acredita-se que a lepra fosse um castigo que Deus impunha ao pecador.A aparência da pessoa era uma evidência dos seus pecados.



                                            A grande fome


A peste encontrou um campo fértil para também se propagar: a fome. Entre 1315 e 1317,a produção agrícola,que já era insuficiente,ficou ainda mais distante das necessidades alimentares da população.
O esgotamento do solo,as violentas chuvas que castigaram a Europa em 1314 e 1315 e o clima mais frio foram as principais razões das más colheitas. epidemia encontrou a população desnutrida,com o sistema de defesa do organismo fragilizado contra doenças.
As más colheitas fizeram aumentar o preço dos cereais,principalmente do trigo,e o banditismo cresceu.A população urbana sofria com o desabastecimento,e alguns banqueiros faliram. Os senhores feudais passaram a explorar mais intensamente os camponeses.A crise atingiu todas as camadas sociais.




            AS consequências da peste negra


Diante do avanço da peste,as pessoas procuravam se isolar,as cidades evitavam a entrada de estranhos,especialmente oriundos das zonas mais afetadas.Testemunhos da época,por outro lado,relatam atitudes de solidariedade.Por exemplo,pessoas se ofereciam para cuidar dos doentes ou para enterrar os mortos,mesmo sabendo do risco que corriam.
A peste negra provocou a destruição de comunidades inteiras e um grave desequilíbrio social e econômico.Calcula-se que até o ano de 1390 a peste tinha vitimado entre 20 e 25  milhões de pessoas na Europa,o que equivale a um terço da população  europeia da época.
A principal consequência dessa tragédia foi a redução ainda maior da atividade econômica e o desabastecimento,tanto no campo quanto na cidade, promovendo mais miséria.Mesmo depois de a epidemia abrandar,milhares de europeus continuaram morrendo,atingidos principalmente pela fome.



POSTADO POR MANUELA SANTANA

Um comentário: