Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O saber e as Artes

                            O saber medieval

Desde a queda do Império Romano,diversos padres da Igreja Católica tentavam colocar a razão a serviço de fé.Um dos principais representantes dessa corrente foi Santo Agostinho,nascido no século IV.Essa questão tornou-se mais importante no final da Idade Média,quando filósofos como são Tomás de Aquino,do século XIII,acreditavam poder explicar a existência de Deus por meio da razão.
A nova corrente filósofa ficou conhecida como escolástica.Era a tentativa de harmonizar a fé e a razão.
A escolástica era ensinada nas universidades europeias,também chamadas de escolas,justificando seu nome.As primeiras universidades criadas foram a de Bolonha,na Itália,e a de Paris,na França,no século XII.Mas foi a partir do século XV que a fundação de universidades se generalizou nas principais cidades europeias.Essas instituições eram frequentadas principalmente pelos membros da burguesia,que desejavam se apropiar do conhecimento a fé e a razão.
Segundo o método escolástico,a autoridade do conhecimento residia nas Sagradas escrituras,a Bíblia,e em obras de antigos pensadores,como Aristóteles.Cabia ao mestre indicar o verdadeiro sentido presente nesses textos.Eram realizadas,também,intesas disputas intelectuais,nas quais os mestres tinham que  defender suas ideias e responder às perguntas de uma assembleia de professores e alunos.
Em geral,essas universidades eram formadas por quatro faculdades: Artes,Teologia,Direito e medicina.Nos primeiros quatro ou cinco anos,o aluno estudava o trivium(composto de gramática,retórica e lógica ou dialética).Se quisesse tornar-se mestre em  Artes,Direito ou Medicina,o aluno deveria estudar o quadrivium (aritmética,geometria,astronomia e música),durante outros três ou quatro anos .
Universidade



                          A literatura medieval

A literatura do final da Idade Média incluiu novos personagens e apresentou temas e formas bastante variados.A partir do século XII, muitas mulheres se destacaram entre os mestres católicos,e o culto à virgem Maria cresceu.A figura feminina,até então pouco valorizada,passou a ser exaltada na literatura,nos chamados romances de cavalaria.
As populações urbanas desprezavam esse tipo de literatura,preferindo a sátira das instituições feudais e dos valores eclesiásticos.Nas cidades desenvolveu-se um tipo de poesia cujo temas eram o amor,o cotidiano das tabernas e o das escolas urbanas.
Desenvolveu-se também o romance didático,como o Romance da Rosa,que conta a história de um enamorado buscando conquistar a dama por meio de alegorias.Além disso,existiam as fábulas,que ridicularizavam as mulheres,os clérigos e os camponeses.
A grande obra literária do sim da Idade Média foi a divina comédia(1321),escrita pelo italiano Dante Alighieri.A obra narra uma viagem ao além e está dividida em três partes,que correspondem ao Inferno,ao Purgatório e ao Paraíso.Dante colocou em cada espaço do além personagens de seu tempo,criticando alguns(que colocava no Inferno) e glorificando outros(encontrados no Paraíso).
Bocaccio,outro grande autor da época,escreveu Decameron,uma obra constituída de novelas ambientais na época da peste negra.O autor tratou da dor que atingia o doente e da ferocidade daqueles que fugiam da epidemia,nada respeitando para escapar da morte.

POSTADO POR RAYANNE SILVA

3 comentários:

  1. Adorei vcs Mera ajudaram e tanto estou estudando pra prova e o livro n tanto tapia explicado



    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado me ajudaram bastante muito obrigado.
    Por que nao achei outro site com melhor resposta do que vocês.
    MUITO OBRIGADO MESMO...

    ResponderExcluir