Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

As Cruzadas

                       A convocação do papa

As cruzadas foram espedições militares europeias enviadas ao Oriente a partir do final do século XI.No ano de 1095,o papa UrbanoII convocou os cristões para reconquistar jerusalém,tomada pelos turcos em 1076.O chamado do papa alcançou reis,nobres e pessoas do povo.
O principal objetivo das cruzadas,reconquistar a ''Terra Santa'',se misturou a interesses econômicos e políticos.

            Motivações econômicas e políticas

Gênova e veneza lideravam o comércio no Mar Mediterrâneo.
A hegmonia dessas cidades teria levado alguns comerciantes a cobiçar o controle dos portos do Oriente. As Cruzadas,assim,eram a oportunidade ideal para defender e ampliar as áreas de comércio.
Para a igreja,as Cruzadas eram um meio também de pacificação.
O aumento populacional gerou muitos nobres sem terras,visto que só o primogênito podia herdar a propiedade.Muitos nobres aderiram às Cruzadas em busca de riquezas e terras no Oriente.

                Motivações Religiosas

As Cruzadas resultaram também da combinação da tradição das peregrinações com o projeto de uma guerra santa.A peregrinação era vista como um caminho individual de purificação,e a guerra santa significava morrer em nome de Deus.
As Cruzadas devem ser explicadas,portanto,como um movimento que associou o projeto de cristianização com os interesses comerciais e políticos dos grupos sociais dominantes na Europa.


                Os resultados das cruzadas

Os poucos ganhos das Cruzadas foram passageiros.Na metade do século XIII,Jerusalém foi reconquistada pelos muçulmanos.Os pequenos Estados fundados pelos cruzados no Oriente desapareceram.No entanto,apesar do insucesso religioso,as cruzadas contribuíram para acelerar as mudanças sociais e econômicas que ocorriam na Europa.
Enfraquecimento do sistema feudal,já que,de um lado,os senhores endividaram-se para montar seus exércitos e,de outro,muitos servos que partiram com seus senhores não retornaram.
Muitas terras do norte da Europa ficaram praticamente despovoadas devido à partida de seus habitantes para a luta.
O mar Mediterrâneo recuperou a importância de antes,pois,com as Cruzadas,aumentou o movimento de embarcações que transitavam por ele.
Aumento do comércio entre o Oriente e o Ocidente,principalmente pelos portos de Gênova e Veneza,usados pelos cruzados para embarcar para o Oriente.
O contato com os mulçumanos possibilitou ampliar o acesso dos europeus ao conhecimento produzido na Antiguidade greco-romana,preservado pelos árabes,em áreas como filosofia e matemática.
Além disso,com as Cruzadas,os europeus tiveram mais contato com o própio conhecimento produzido pela cultura mulçumana,sobretudo nas áreas da matemática e arquitetura.
Não se pode,no entanto,supervalorizar o papel das Cruzadas no enfraquecimento do sistema feudal. A sua importância foi a de contribuir para a expansão comercial e para a crise do trabalho servil,mudanças que já estavam ocorrendo na Europa.
O caminho das Cruzadas .

POSTADO POR DANIELA SANTANA

Um comentário: